Quantcast
Channel: Ctrl + Z » windows
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Quando o DOS foi jogado para escanteio

$
0
0


Deltree, cd, dir, ren, cls, format. Até a beirada do novo milênio, estes comandos básicos do DOS eram conhecidos por qualquer usuário de Windows. Afinal, antes de ver as janelas, os ícones e as cores do Windows, era preciso encarar a tela preta do prompt e digitar um comando para que o sistema operacional com interface gráfica aparecesse.
Essa rotina acabou de vez em 14 setembro de 2000, com a chegada do famigerado Windows Millennium Edition, ou, simplesmente Windows Me. A seguir, você confere um texto publicado naquele ano, quando INFO testou com exclusividade o sistema e já avisou a grande novidade. “Ao contrário do Windows 95 e do 98, o Me não traz, no comando Desligar, a opção Reiniciar o Computador em MS-DOS”.

 


O Windows Millennium, sucessor do Windows 98 e 98 SE, já tem data marcada para seu lançamento mundial: 14 de setembro. No Brasil, a Microsoft fará um evento nessa data, mas o produto só deverá chegar às lojas em outubro.
INFO teve acesso ao código final do produto, na versão em português. Voltado essencialmente para o usuário doméstico, o Windows Me – este é o apelido oficial do sistema – tem como uma de suas características a impossibilidade de inicializar pelo MS-DOS. Isso significa que, ao contrário do Windows 95 e do 98, o Me não traz, no comando Desligar, a opção Reiniciar o Computador em MS-DOS. Mas não se deve concluir que o velho sistema de 16 bits foi definitivamente aposentado. Ele ainda está presente, mas o modo real – ou seja, a representação do DOS, puro e simples, sem gerenciamento ou proteção da memória – foi abolido.
Uma das vantagens imediatas dessa mudança se mostra no tempo de inicialização: o processo de boot do Windows Me é mais rápido que o do 98. Ainda é possível entrar no modo MS-DOS. Mas, para isso, é preciso criar um disquete de inicialização e dar partida na máquina usando esse disquete. Muitos aplicativos DOS não poderão ser rodados, a não ser por esse caminho. Para decidir que era hora de fazer a mudança, a Microsoft deve ter avaliado que já não é mais significativa a parcela de usuários de aplicativos DOS.
Além disso, quem ainda roda esses programas tem a oportunidade de continuar usando o Windows 98 ou outra versão anterior. Com a eliminação do modo real, a Microsoft prepara o terreno para se livrar definitivamente do DOS. Segundo os planos declarados da empresa (que, como de outras vezes, poderão ser revisados), o Windows Me deverá ser o último representante da família 95/98.
O próximo sistema operacional para uso doméstico deverá ter seu núcleo baseado no padrão NT — ou seja, o mesmo núcleo do Windows 2000. Portanto, adeus, DOS. Já há notícias da primeira versão alfa desse futuro sistema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images





Latest Images